AVISO

Este blog tem como proposito explanar assuntos inerentes ao PENSAMENTO, seja ele filosófico, cientifico ou religioso.

Boa navegação

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Telepatia Existe?

Andando por uma rua, você começa a lembrar de um amigo que não vê há muito tempo e no qual raramente pensa. De repente dá de encontro com ele na esquina seguinte: pura coincidência. Mas, às vezes recebemos informação sobre outras pessoas, e o mundo pelo qual isso acontece parece ser paranormal. Tantos são os detalhes corretos que a explicação de mera coincidência parece inaceitável. Nas coletâneas de experiências supostamente paranormais, os casos de telepatia apresentam-se os mais comuns.
Veja um exemplo:

" Eu estava doente em casa de meus pais, depois de uma crise na qual experimentara uma mistura de Nietzsche, Strindberg, e a vida espiritual e religiosa. Estava deitada no sofá... meus pensamentos se voltaram para minha irmã, que morava com a família do outro lado da cidade. Subitamente, vi a janela de sua cozinha e a lenha empilhada, logo abaixo. Seus dois filhos brincavam em frente à pilha de lenha, e, de repente, vi a madeira cair na direção das crianças. Pulei do sofá e contei a minha mãe o que vira. Isso parece ter evitado o acidente. No dia seguinte, minha irmã fez-nos uma visita e contou que a pilha de lenha tombara exatamente como eu vira. A hora era a mesma. Falamos disso por muito tempo. Era fantástico."

As experiências telepáticas costumam estar ligada a sentimentos ou experiências fortes e intensos vividos pela pessoa chamada “emissor”, enquanto o “receptor” geralmente cuida de algo completamente comum, corriqueiro. Os termos “emissor” e “receptor” dão a impressão de que o processo se relaciona com a transmissão de rádio, o que não é verdade. Assim usamos a palavras “percipiente” para aquele que tem a experiência, e “agente” para o emissor, a pessoas que transmite algo ao percipiente.
A telepatia poderia ser considerado o fenômeno paranormal mais aceito fora dos meios parapsicológicos. Certamente contribui para isso o fato de que muitos tiveram suas próprias experiências que poderiam ter sido explicadas como telepatia: são as experiências mais comumente interpretadas como paranormais e espontâneas. A telepatia parece acontecer “naturalmente”, e de modo evidente, inteiramente diverso da clarividência.
Dr. Nils Jacobson - do livro Vida Sem Morte?

Nenhum comentário: