AVISO

Este blog tem como proposito explanar assuntos inerentes ao PENSAMENTO, seja ele filosófico, cientifico ou religioso.

Boa navegação

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Voltando as Origens da Floresta

"Eu também quero a volta à natureza.
Mas essa volta não significa ir para tráz,
e sim para a frente."
F. Nietzsche
“Estar em contato com a natureza é estar em contato com si mesmo, estando em contato com si mesmo estamos mais perto de Deus”- É um fato notório que o clima afeta o nosso estado psicológico. Num dia claro, ensolarado, nossa mente esta clara, e nosso corpo leve; nosso humor permanece com uma alegria tranqüila. Em dias nublados e chuvosos, nosso espírito tende a ficar abatido, e quando o vento sopra, se for uma brisa suave, nos sentimos bem, mas se for um tufão ficamos agitados. Essa percepção tão delicada nos faz perceber a relação sublima que existe entre a natureza e os seres humanos. Quando estamos diante de mudanças sazonais, não é apenas a temperatura e a umidade que são afetadas. O ciclo vital da vegetação e dos animais também passa por mudanças. Essas mudanças exercem pequenos efeitos sobre a mente e o corpo do homem.
Cadê as arvores que estavam aqui? Cadê os arbustos e o gramado? Ta tudo murado, asfaltado, é difícil ver o nascer do sol da minha janela, não se tem mais o frescor da natureza. O homem forçou o desequilíbrio e agora tenta suprir tudo aquilo que lhe falta criando meios para reverter, tolos! Se auto complicam, e continuaram procurando elefantes de baixo de tapetes.
Cheguei a conclusão de que Deus esta na natureza, pois somente ela esta em perfeita união com a terra e o universo, e Deus para mim é a harmônia dos mundos, a inteligencia suprema, a causa primária das coisas. Ao reconhecer os fenômenos naturais, também notamos que de algum modo estão conectados com a nossa própria compreensão do significado da vida.
Os homens procuram algo que não sabem, a resposta estara mais perto do que imaginam, procuram no mundo em vão e acham dentro do coração, mas apenas os olhos das crianças é capaz de ver toda soberania da arte de Deus
Eu já estive em um bosque e sei tamanho frescor e calmaria psicológica, todas aquelas arvores juntas, fica-se mais perceptível sentir a energia que as mesmas fornecem ao ambiente. Fico angustiado nas vezes em que me deparo com lojas vendendo plantas e flores artificiais - me cabe a dizer que nenhuma vida é substituível.
É um a fato comprovado que o ritmo das mares governa a vida marinha e tem uma influencia subliminar sobre o modo como os seres humanos sentem e agem. Também as erupções vulcânicas e os terremotos causam mudanças decisivas na vida da terra, que por sua vez, mais cedo ou mais tarde, afetam a vida humana. Todas as coisas na vida formam uma rede enorme de inter-relações e de interdependência.
A necessidade primordial é recuperar o nosso eu natural. Vivemos a mercê de estações que mudam, do calor e do frio, de dias ensolarados e de dias chuvosos. Sentir realmente a natureza é também conhecer a tranqüilidade e a raiva, a alegria e a tristeza. Quando resistimos à natureza ou a ignoramos, descobrimos que somos incapazes de sentir verdadeiramente o conjunto das emoções humanas. Isto é parte desumanização que aflige todos nós.
Temos que voltar as nossas origens. Assim nos identificamos com as atividades da natureza, aprendemos a apreciar a vida humana e cada vez mais interligados ao universo, vivendo em harmonia com as pessoas, natureza, animais, a terra, de forma natural e espontânea, respeitando sempre a vida - plante uma arvore, comemore o dia 21 de setembro.