AVISO

Este blog tem como proposito explanar assuntos inerentes ao PENSAMENTO, seja ele filosófico, cientifico ou religioso.

Boa navegação

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"Visão Direta" - Zen-Budismo

O zen-budismo se baseia na iluminação do Buda. Os ensinamentos do Buda, tal como foram passados para o textos budistas, não recebem tanta prioridade. Isso reflete a profunda desconfiança do zen quanto a palavra de sua capacidade de transmitir o conhecimento. Não obstante, aquilo que não pode ser transmitido pela palavra pode ser transmitida pela “visão direta”. Diz-se que o Buda trouxe a iluminação para seu discípulo mais promissor simplesmente segurando uma flor diante dele, sem nada dizer. Assim , a iluminação vem sendo comunicada de geração em geração pela transmissão não verbal.
Ensina o zen- que a iluminação deve vir de dentro, deve ter sua origem no coração do individuo. Conta-se que um famoso mestre zen jogou todas as imagens do Buda na lareira a fim de aquecer a sala em que seus discípulo se encontravam.
Os ensinamentos de Buda só podem nos levar ate uma parte do caminho. (Assim como todos os ensinamentos, ha uma diferença em ver o cenário e estar no cenário) Podem ensinar o rumo certo, mas o importante é vislumbrar aquilo para onde apontam, a iluminação , a iluminação em si. Nos, seres humanos, muitas vezes nos comportamos como crianças; estamos mais interessados no dedo que aponta do que naquilo que ele mostra. É fácil manifestar mais preocupações com as idéias ou os rituais. Aqui o método de “apontar diretamente” pode ajudar obter uma compreensão espontânea da realidade, uma percepção sem restrições, que não precisa de palavras.
Uma vez que a iluminação deve vir de dentro, o zen-budismo não tem nenhuma formula fixa para alcançá-la. Mas ela pode chegar quando menos se espera e atingir a pessoa como um raio. ‘como uma piada que de repente se compreende. De súbito, a pessoas “desperta” – e fica consciente de que faz parte do infinito, de uma maneira inteiramente nova. Isso não ve gradualmente, com o tempo. Quando ela chega de fato, é total. Sua manifestação não está ligado nem mesmo com a meditação. Uma experiência mundana qualquer também pode acabar levando, com igual facilidade, ao objetivo desejado.

Nenhum comentário: