AVISO

Este blog tem como proposito explanar assuntos inerentes ao PENSAMENTO, seja ele filosófico, cientifico ou religioso.

Boa navegação

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ayahuasca - O Santo Daime

A experiência de ayahuasca já provou ser extraordinária. Mudou positivamente as vidas de muitas pessoas. Curou vários tipos de depressão e de dependência. A ayahuasca tem mostrado às pessoas a imensa beleza do cosmos e de nós próprios, através de visões e visualizações impressionantes e emocionais. Uma experiência capaz de fenómenos de tal magnitude precisa de ser valorizada e respeitada pelo que é.
Isto significa que parte da experiência da ayahuasca é a preparação. Toda a gente deve encontrar a sua melhor preparação pessoal, mas em geral recomenda-se a leitura de literatura comum sobre ayahuasca e sobre a experiência psicadélica.
O Santo Daime
Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental da bebida enteógena, o ayahuasca, com o fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem estar do indivíduo. É uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX. A doutrina não possui proselitismo, sendo a pratica espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.
Segundo seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual cristã , que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de auto conhecimento, que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, para que possa um dia alcançar a perfeição.
Nos rituais sempre há uma forte presença musical. São sempre cantados hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena ancestral, na maioria dos locais de culto.
Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamado dentro da Doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu. Após conhecer a bebida sacramental chamada de ayahuasca pelos nativos da região Amazônica, Irineu Serra teve uma visão de características mariana, em que um ser espiritual superior lhe entrega a missão do Santo Daime.
A liturgia do Santo Daime é essencialmente musical e o cerimonial consiste no canto de hinos, acompanhado por instrumentos musicais como violões, tambores, flauta ou teclados, e tradicionalmente pelos maracás. Cada ritmo tem seu próprio toque de maracá e seu passo específico. O objetivo é executar os hinos e o bailado com a máxima afinação entre os participantes (a corrente), afim de que se possa atingir um estado de elevação de consciência.

Nenhum comentário: