AVISO

Este blog tem como proposito explanar assuntos inerentes ao PENSAMENTO, seja ele filosófico, cientifico ou religioso.

Boa navegação

sábado, 30 de maio de 2009

Minhas Frases de Poder

1 -“Tem uma peça que muda todo o jogo”
2-“A pressa é inimiga da sabedoria”
3-“Na natureza nada se perde, tudo se transforma”
4-“Tudo é uma troca”
5-“Não existe barreiras, o que existe são portas”
6-“O Universo conspira a seu favor”
7-“Quanto mais eu sei, menos eu sou”
8-“A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna”
9-“Conhece-te a tí mesmo”

quinta-feira, 28 de maio de 2009

2012 - Fim? Ou Início?

2012 ressurgiu com força total nas fofocas esotéricas por conta do fim do calendário Maia se dar exatamente neste ano. Coincidência? Talvez, mas o calendário deles é bem resolvido, fechadinho, em Eras. Segundo suas tradições, ao final de cada Era o mundo é destruído e recriado. A recriação do mundo na nossa Era atual se deu em 3114 a.C. e termina numa sexta, 21 de dezembro de 2012. Essa data, ao contrário da piada que diz que eles simplesmente se cansaram de escrever, não foi escolhida à toa. Nesse dia se dará um alinhamento astronômico muito raro, onde o Sol - no Solstício de inverno, que ocorrerá exatamente às 11:11 do horário universal (UTC) - estará alinhado com o centro da nossa galáxia na Via Láctea. Isto marcará o final da Era correspondente ao "Quinto Sol" e o começo de outro ciclo cósmico, chamado "Sexto Sol".
Deste os Dinossauros o mundo passou por varias mudanças, o suposto fim do mundo é na verdade um ínicio de uma nova Era.
Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá.
Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.
Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.
(Para quem quer saber mais sobre este assunto, existe documentários, filmes, livros muita informação jogada na internet)
Veja aqui as 7 profecias maias:

1. A primeira profecia fixa o ano de 1999 para o início de um confronto da Humanidade com suas próprias realizações e da necessidade de uma reavaliação individual do comportamento, com ênfase na crítica ao materialismo, egoísmo, corrupção e extrema ignorância, fontes de destruição dos recursos naturais e proliferação das mazelas humanas, como a miséria em todos os seus aspectos.

2. A segunda profecia, fala do eclipse solar de 11 de agosto de 1999: 'A sombra que a lua projetou sobre a terra atravessou a Europa, passando por Kosovo, depois pelo Oriente Médio , Irã, Iraque e posteriormente dirigindo-se ao Paquistão e a Índia. Com a sua sombra ela parecia prever uma área de conflitos e guerras'

3. Esta profecia enfatiza as mudanças climáticas e a parte de responsabilidade que cabe à humanidade neste processo. Fala do desflorestamento, da poluição, da degradação ambiental, do efeito estufa, aquecimento global e sério comprometimento das reservas de água potável. em conseqüência, são previstas a fome, a seca, o aparecimento de novas doenças e retorno de doenças que pareciam controladas ou extintas, a morte das comunidades mais expostas a estes prejuízos, ou seja, os pobres. Esta profecia combina com as visões de numerosos profetas históricos...

4. A quarta profecia, ainda referindo-se ao aquecimento global, fala da diminuição das calotas polares e conseqüente elevação do nível dos oceanos causando inundações das faixas litorâneas: 'Estudos realizados pela Universidade de Colorado concluem que as geleiras e picos nevados de todo o mundo estão diminuindo seu volume notavelmente, como resultado do aumento geral da temperatura do planeta. O maior pico nevado na áfrica, o monte Kenia, perdeu 92% de seu massa, os picos nevados do monte Quilimanjaro sofreram redução de 73%, na Espanha e, 1980 havia 27 picos nevados, esse número foi reduzido para 13. Nos Alpes europeus e no Cáucaso na Rússia diminuíram 50%'. Na Antártida a situação é ainda mais grave, o pico está se derretendo a partir do centro e não a partir das bordas. É sabido que quando um lago gelado começa a derreter ele sempre o faz a partir de seu centro. A temperatura na Antártida aumentou 2,5°C nos últimos 25 anos e está aparecendo vegetação em locais onde antes não havia nada mais do que gelo.

Aqui não se pode deixar de destacar que o ressurgimento de terras verdes na Antártida também foi previsto pelo vidente norte-americano Edgar Cayce: 'A Terra se partirá na parte oeste da América. Uma grande parte do Japão deverá afundar no mar. A parte superior da Europa se transformará em um piscar de olhos. Uma nova terra aparecerá e poderá ser vista da costa leste americana. Movimentos se verificarão no Ártico e na Antártida que provocarão erupções vulcânicas nas regiões tórridas e, em seguida, um deslocamento dos pólos, de maneira que as regiões frias, temperadas e semi-tropicais se tornarão mais quentes, onde crescerão musgos e fetos'.

5. A quinta profecia refere-se a uma profunda crise econômica mundial, ao delírio do consumo, às ilusões do sistema financeiro que fazem a riqueza real ser substituída pela riqueza virtual, dos cartões de crédito que tornam as pessoas inadimplentes gerando problemas de ansiedade e depressão, da fragilidade das transações financeiras baseadas em uma rede mundial de computadores sujeita à um colapso total, posto que depende de uma rede de satélites e de produção d energia, estrutura frágil que que pode ser abalada ou destruída por um simples evento de natureza cósmica.

6. A sexta profecia anuncia a passagem de um cometa, outro ponto onde muitos profetas concordam, incluindo o apóstolo João o profeta Apocalipse bíblico, onde é chamado Absinto. Pra os maias, é o cometa Ajenjo.
7. A sétima profecia prevê mudanças genéticas no organismo humano com o desenvolvimento de faculdades extra-senhoriais, como a telepatia, não apenas no sentido de transmitir o pensamento, mas, sobretudo a capacidade de ler o pensamento alheio, extinguindo atitudes hipócritas, ou seja, o fim da mentira; o desenvolvimento da capacidade auto-cura, extinguindo, assim, o sofrimento causado pelas doenças. Essas novas capacidades deverão beneficiar aqueles que sobrevierem aos cataclismos anteriores, marcando o fim das desgraças do fim deste mundo inaugurando assim, um novo mundo, devidamente purificado, adequado para ser a morada de uma raça humana superior a atual.
Estas sete profecias maias estão em plena concordância com outras teorias relativas ao Fim dos Tempos, mais especificamente, ao fim deste tempo, desta Humanidade, que tendo atingido um alto grau de progresso material e, não obstante, tendo mergulhando em uma profunda degradação espiritual, deverá passar pelo processo cíclico de purificação, de separação do joio do trigo. esta idéia é compartilhada pelos espíritas adeptos da teoria dos Exilados de Capela, dos profetas da passagem do 'planeta X' ou Hercólobus e ainda, dos teósofos que relatam o florescimento e a destruição das civilizações arcaicas da Lemúria e Atlântida.
fontes:

terça-feira, 26 de maio de 2009

Sobre as Crianças Índigo/Cristal

Joaquim fala sobre as crianças índigo...
Participante: Os “new age” falam de uma nova leva de espíritos que estão reencarnado e que seriam chamada de “crianças cristal”, por serem mais evoluídas.Você pode falar sobre isso? Alguns ainda chamam estas crianças de índigo, mas nomes são apenas rótulos: o importante é compreendermos o que são…
O planeta Terra está passando hoje por um processo de transição entre “Mundo de Provas e Expiações” e “Mundo de Regeneração”. Por causa disso, hoje ainda nascem espíritos com egos preparados para o mundo antigo e, ao mesmo tempo, já nascem outros seres com egos preparados para o mundo novo.
São esses espíritos, que já estão nascendo com egos preparados para o mundo de regeneração que são chamados de cristal ou índigo. Como disse o nome não importa. O que é importante é sabermos que são espíritos que já conseguiram realizar as suas provações e que agora renascem para realizar a regeneração.
Mas, isso não é conhecimento novo… O próprio Cristo falou dessas crianças quando disse assim: coitada da mulher que estiver grávida naqueles dias. Aqueles dias são os de hoje, aqueles nos quais está ocorrendo o processo de transição entre um mundo e outro.
Portanto, coitada da mulher que estiver grávida hoje, porque a criança terá um ego de regeneração e não de provas e expiações.
Participante: É verdade que as crianças cristal tem o DNA modificado?
Sim… Faz, parte da mudança de era esta alteração física…
Participante: Como é isso na prática? A mãe é coitada, por que?
Você deveria saber, pois está vivendo isso… A sua filha recém nascida possui um ego que está, em compreensão universal, anos luz na frente de vocês… O ego dela está a anos luz do de vocês na capacidade amar e doar-se. Deixa eu lhe contar um caso para você compreender…
Num local onde damos palestras regularmente, existe uma moça que tem um filho. Ele já não é mais recém-nascido, mas é bem novinho… Ele já está na escola e lá as crianças brigam como em qualquer escola. Normalmente é ele quem apanha dos outros…
Quando conta para mãe que apanhou de uma outra criança, ela diz que ele deve reagir, que tem que bater neles também. Aí o filho diz para a mãe: “por que eu tenho que fazer isso? Por que tenho que revidar? Ele não sabia o que estava fazendo… Não preciso bater nele…”
É assim… A mãe quer que o filho seja humano, mas ele não é mais um ego humanizado, mas sim preparado para amar e doar-se a tudo e a todos. Este personagem está preparado para o mundo de regeneração.
Participante: E como será a vida dessas crianças?
Aquela que estiver programada para esses espíritos…
Você quer saber se estes espíritos terão uma vida melhor ou pior do que a que hoje conhecemos? Não sei… Não existe melhor ou pior: cada um está vivendo a sua prova.
Será mais fácil ou mais difícil? Não sei. Aliás, deixe-me dizer uma coisa para deixar bem claro que o que você quer saber é relativo: sabe qual é a vida mais difícil para você? A sua… Para você a vida mais difícil é a sua; para aquela outra pessoa a vida mais difícil é a dela…
Cada um acha a sua vida mais difícil que a dos outros. Mas, ainda tem pior do que isso: cada um acha mais difícil viver o que está acontecendo agora. Ninguém sente mais dificuldade em vivenciar o que já aconteceu, porque, afinal de contas, aquele problema já passou… O que é pior de ser vivido é o que está acontecendo agora.
Participante: Como é esta diferença de ego entre regeneração e provação?
Diferença de programação, diferença de conceitos, de verdades, de lógicas. Só isso… O ego nada mais é do que os programas que o computador (Deus) roda para que o operador (o espírito) assista. Se você quer mudar o que o operador vê, é preciso alterar os programas que o computador está fazendo rodar…

domingo, 24 de maio de 2009

Música Humana

No começo do século VI, o político, filósofo e teólogo romano Boécio (480-524), escreveu um ensaio entitulado “ De institutione musica”. Seu livro sobre música exerceu enorme influência no final da Idade Média – quase todos os autores que então escreveram sobre música o citam – e, durante alguns séculos pelo menos, ele ajudou a evitar que a música se transformasse numa arte totalmente técnica.
Resumidamente, Boécio menciona que existe três tipos de música: música mundana, música cosmica, reconhecida na harmonia dos diferentes corpos celestiais, à medida que se movem pelo céu, e na fusão dos quatro elementos – terra, ar, fogo, água – por toda a natureza; música humana, a harmonia que une o espiritual ao físico na pessoa humana, as partes da alma, tais como o racional e irracional, e as partes do corpo; e, finalmente musica instrumentalis, a música que captamos com nossos ouvidos.
Desde o começo, compreedi que Boécio estava dizendo não que a musica que ouvimos é uma metáfora para o que se passa na alma, mas que a música que criamos com a voz ou instrumentos é uma expressão ou representação da música essencial da natureza e do ser humano. Em nossa própria constiuição, somos musicais, assim como o próprio mundo. A música que ouvimos é uma metafora da natureza humana.
A definição de Boécio para música, extraida de muitas fontes clássicas, acrescenta um elemento muito útil a uma filosofia do encantamento, pois oferece uma imagem estética para o mundo e a vida humana. Nós somos não apenas amalgamação de elementos químicos e descargas elétricas, somos tambem música; e o mundo não é somente uma reunião de átomos e moléculas, é também um trabalho artístico.
Do livro "A Emoção de Viver a Cada Dia" - Thomas Moore

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Narcisismo

É interessante que na historia de narciso, ele seja narcisista até o momento em que pára a fim de olhar a natureza, num lago, e se vê refletido ali. Então ele se torna a própria natureza, pois é transformado num narciso. Da mesma forma, poderíamos curar nosso narcisismo descobrindo os encantamentos do mundo, percebendo que o mundo somos nós. Sou tanto uma flor quanto um ser humano, porque sou do mesmo mundo natural. Sou não apenas animal o que todos parecemos admitir, mas planta também. Existe um segredo para minha identidade na textura da superfície e nas cores de um narciso, ou em minha flor particular, que preciso encontrar, à medida que sou levado por minhas aflições em direção a uma fértil contemplação da natureza.
Do livro “A Emoção de Viver a Cada Dia” - Thomas Moore

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aleister Crowley - Basta de Porquê!

"Existe grande perigo em mim; pois aquele que não entender estas runas deverá cometer um grande engano. Ele deverá cair no poço chamado. Porquê, e lá ele deverá perecer com os cães daRazão.
"Possa Porquê ser amaldiçoado para sempre! Se a Vontade pára e grita Porquê, invocando Porquê, então a Vontade pára & nada faz.
"Se o Poder pergunta porquê, então o Poder é fraqueza.
"Também a razão é uma mentira; pois existe um fator infinito & desconhecido; & todas as palavras deles são artifícios. Basta de Porquê! Seja ele danado para um cão! Mas vós, ó meu povo, levantai-vos & acordai!
"O Livro da Lei" - Aleister Crowley

sábado, 16 de maio de 2009

Cientologia

Influências Múltiplas
A Igreja da Cientologia tem suas raízes na chamada dianética, um método que poderia ser descrito como uma forma de auto-ajuda, criado por Hubbard com a publicação do livro "Dianética - O Poder da Mente sobre o Corpo", em 1950. O sucesso do livro encorajou Hubbard a transformar a dianética numa "filosofia religiosa aplicada" que ele batizou de cientologia.
Do ponto de vista religioso, a Igreja da Cientologia abraça crenças que se parecem, em certo sentido, com as do hinduísmo (comparação feita pelo próprio Hubbard), do budismo e do gnosticismo (antigo conjunto de heresias cristãs que considerava o mundo material totalmente mau e apenas o espírito algo bom). Para os cientologistas, o corpo humano é uma prisão para uma entidade eterna e teoricamente todo-poderosa, que pode ser libertada mediante complicadas (e caras) técnicas de iluminação, e a psiquiatria é um dos maiores males a afetar a humanidade, necessitando, portanto, ser combatida.
As entidades que são mais ou menos equivalentes à alma na doutrina cientologista são os chamados thetans (da letra grega theta), seres imateriais cujo "consenso" mental teria criado o Universo (os thetans basicamente concordado que o Cosmo deveria existir, e assim ele foi criado). Os thetans originais teriam capacidade ilimitada de manipular a matéria, a energia, o espaço e o tempo. No entanto, eles teriam ficados mais e mais presos ao mundo material, de forma que acabaram perdendo esse poder, a menos que fossem "iluminados" por conhecimentos como os da cientologia.
Uma série de acontecimentos traumáticos na história de trilhões de anos dos thetans (segundo a cronologia cientologista) fizeram com que eles se corrompessem e praticassem ações más quando estão "encarnados" em seres humanos. O objetivo da religião é, por meio das sessões de terapia conhecidas como "auditoria", conseguir eliminar emoções e pensamentos negativos para "despertar" o thetan de cada pessoa. Uma das ferramentas para isso é o chamado E-Meter, aparelho patenteado por Hubbard que seria capaz de captar mudanças na condutividade elétrica da pele e, assim, detectar os problemas e traumas do fiel.
Ópera Espacial
O elemento mais controverso da Igreja da Cientologia é a chamada "ópera espacial", um conjunto de mitos inicialmente divulgados por Hubbard e depois "vazado" por ex-fiéis, que teriam a ver com interações entre alienígenas e a Terra no passado remoto. Uma das mais famosas seria uma espécie de genocídio praticado por Lorde Xenu (ou Xemu), tirano da Confederação Galáctica, que teria trazido bilhões de thetans para a Terra e os assassinado com bombas de hidrogênio detonadas na base de um vulcão há dezenas de milhões de anos. Esse tipo de atrocidade ainda afetaria os seres humanos de hoje.
Winther diz que a conexão entre a igreja e essas histórias é espúria. "Não há nenhuma interação. Estudo e pratico cientologia há 19 anos e nunca estudei isso", afirma ela.
Seja como for, nem a "ópera espacial", nem a auditoria ou o E-meter têm qualquer comprovação científica - o consenso entre neurocientistas, psicólogos e psiquiatras é que as técnicas defendidas pela igreja não têm eficácia nenhuma, e não há nenhuma prova de qualquer contato entre a Terra e civilizações extraterrestres. Winther, no entanto, não se abala. "A cientologia é uma religião comprovadamente reconhecida pelos mais importantes governos da Terra, inclusive no Brasil. Que religião precisa de aceitação de comunidades científicas? Ela revelou leis naturais e espirituais que funcionam como a gravidade, quer alguém acredite ou não."

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Animal de Poder

http://www.rosanevolpatto.trd.br/animaldepoder.htm
Eis um site que reune várias dicas para descobrir o seu ANIMAL DE PODER
Segundo as tradições índias, cada um de nós tem pelo menos um espírito de animal, que nos dá de presente suas qualidades e muitas vezes até semelhanças. Não é à toa quando se diz que determinada pessoas tem olhar de lince ou coisas do gênero.
O ANIMAL DE PODER vive e se expressa através do nosso corpo. Contatar e conversar com ele exige uma experimentação sensorial. Cada animal possui suas qualidades, traz tesouros e lições para cada situação vivenciada.
Ele nos auxilia a entrarmos em contato com nossas energias internas. Ele é nossa parte material e concreta que nos levará ao caminho do Grande Espírito.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Lógica de Eistein

Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos frágeis!!
Nesse instante, o gênio Albert Einstein que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram: - Pode nos dizer como?
- É simples, respondeu o Einstein. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

" Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos ". Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança.

Albert Einstein

domingo, 10 de maio de 2009

Força da Mente da Vida a Robô

Sensores transferem energia do cérebro. Tecnologia fez robô mexer pernas e mãos.
Os japoneses já estão testando um capacete eletrônico, computadorizado, capaz de usar a força da mente para dar vida a um robô.
O laboratório da Honda desenvolveu a tecnologia que ajudou um robô a mexer mãos e pernas com alguma desenvoltura.
Os sensores captam ondas do cérebro humano - enquanto uma pessoa pensa em se mover - e a transferem em forma de energia suficiente para o robô realizar alguns movimentos básicos.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Camisinha com Imagem do Papa é Lançada em Paris

Uma manifestante exibiu preservativos com a figura do Papa e a frase "eu disse não!", nesta quarta-feira, em Paris, na França. As camisinhas foram fabricadas para zombar de Bento XVI, informou a AFP.
Em visita ao continente africano, na semana passada, o Papa rejeitou o uso de preservativos como arma contra epidemia de AIDS na região.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Esqueleto de Suposto Extraterrestre

Um ser que aparentemente não é humano e foi analisado no Japão será exposto em Cuiabá pelo Museu de História Natural Wilson Estevanovic, de Uberaba (MG). Segundo o proprietário do Museu, Wellington Estevanovic, o esqueleto pode ser de um suposto ser extraterrestre.
Ele apresenta uma cabeça desproporcional ao corpo, com 97 cm de circunferência, arcada dentária completa, seis dedos nos pés, globo ocular diferenciado e uma altura total por volta de 50 cm, sendo que a partir da traquéia até a bacia são 12 cm. A exposição ocorrerá na terça-feira, na escola estadual Alcebiades Calhao, em Cuiabá (MT).
"A rede de televisão japonesa Asahi foi com uma comitiva ao nosso museu em 2005 e fizeram o convite para que participássemos de um documentário para analisar o esqueleto. O interessante é que também fizeram uma reconstituição. Eles realizaram exames que mostraram que ele (o suposto extraterrestre) difere da realidade humana, principalmente porque a densidade óssea é de 2 a 30, enquanto a de um ser humano varia de 500 a 1.500", ressaltou Wellington Estevanovic.
Segundo Estevanovic, nos testes foi observado se haveria a possibilidade de a criatura ter tido hidrocefalia. No entanto, essa hipóteses foi afastada.
Acervo
Outra peça que chama a atenção do público é uma criatura que não é morcego, tem parte humana com características de macaco, asas separadas do braços, garras nos pés e nas mãos, e uma estatura de 35 cm. Para os ufólogos, a criatura pode ter uma ligação com a lenda indígena dos índios morcegos.
Além disso, há outros "seres" intrigantes na exposição: múmias de uma criança gato, de criança com duas cabeças e de um adulta egípcia plebéia. Ao ser questionado sobre a origem das peças, Wellington Estevanovic não soube responder.
"Meus antepassados vieram da antiga União Soviética ao Brasil antes da Primeira Guerra Mundial. O que sabemos é que Wladimir Stevanovich tinha vontade de criar algo diferente. Oficialmente, o Museu de História Natural Wilson Estevanovic foi do meu pai. Ele existe há 10 anos e temos mais de 25 mil peças", salientou.
Segundo Wellington Estevanovic, o museu surgiu com a finalidade de divulgar os conhecimentos na área das ciências naturais e é destinado a professores e alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, além da comunidade em geral. As áreas do conhecimento são astronomia, arqueologia, anatomia, antropologia, egiptologia, geologia e biodiversidade.
A visita à cidade de Cuiabá faz parte do 11º Projeto Maomé que é levar o museu ao público brasileiro em diversas cidades do Brasil. Neste ano, o Museu de História Natural Wilson Estevanovic visitou as cidades de Cachoeira Dourada (GO) e Capinápolis (GO). Além da capital de Mato Grosso, o proprietário do museu pretende levar a exposição para as cidades de Chapada dos Guimarães e Barra do Garças, local onde existem lendas indígenas sobre extraterrestres.
Criaturas x lendas
Para o psicólogo Ataide Ferreira da Silva Neto, presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP) e consultor da revista UFO, o importante das criaturas que serão expostas no Museu Wilson Estevanovic é a interação das lendas indígenas das regiões do sul do Pará, sul do Amazonas e no Mato Grosso, com os índios Bororos e Xavantes. "Se é um fato ou criação psicológica, a ciência tem que ficar a par do que se apresenta de novo. O que temos catalogado no museu são duas peças de fundamental importância para o estudo científico, pois existem relatos coincidentes de lendas indígenas sobre índios morcegos e seres vindos das estrelas, que teriam uma cabeça mais avantajada que o corpo. Como explicar que tribos indígenas que nunca se conheceram tem o mesmo relato?", questiona Ataíde Ferreira da Silva Neto.
O presidente da AMPUP citou as lendas dos índios Bororos e Xavantes. Eles relatam histórias de semideuses que seriam criaturas pequenas de mais ou menos 1,20 m, com a cabeça desproporcional ao corpo. Alguns teriam três, outros quatros e outros seis dedos nos pés.
"O mais interessante é que temos em Barra do Garças uma caverna que cujo nome é Gruta dos Pezinhos. Lá há marcas de pés com três, quatro e seis dedos. Elas existem há mais de 10 mil anos e estão por todos os lados dentro da gruta", ressalta.
A outra lenda se refere aos índios morcegos que possuíam extrema força física, moravam nas cavernas e saíam somente à noite. Eles guardariam ferozmente os mistérios da cadeia de montanhas da Serra do Roncador, em Barra do Garças.
Existem registros de que o explorador inglês, Percy Harrison Fawcett, que teria inspirado o diretor Steven Spielberg na criação do personagem Indiana Jones, visitou Barra do Garças por volta de 1919, em busca de vestígios de uma cidade perdida, que teria os descendentes de Atlantis.

domingo, 3 de maio de 2009

7 Níveis de Consciência

Existem 7 níveis de consciência dentro da doutrina Sufi. Entretanto, esta divisão está mais para um imenso degradê, existindo assim diversos subníveis. O menos evoluído dos níveis é o que veremos primeiramente:
1 - Nafs ammara (O Eu que induz ao mal)A maior parte da humanidade está neste nível. Desconectada do resto do mundo, onde busca apenas a satisfação de seus desejos. Nos níveis mais elevados de Nafs ammara o mal está na mentira (tanto pra satisfazer ao ego, como pra levar vantagens), na fraude, na sonegação do imposto de renda, enfim, nesses "pequenos" defeitos que são justificados por nossa mente. Nos níveis mais baixos encontramos os assassinos, estupradores, assaltantes, etc.
Para sair desta roda de sofrimento, você precisa estar apto a receber a misericórdia de Deus, e para isso você precisa se ver de fora, ter algo como um "grilo falante" que lhe diga que isto não é correto, por mais "benefícios" aparentes que lhe traga. É acender a centelha divina que está dentro de todo mundo. Podemos receber esse "empurrãozinho" Divino (pra que possamos nos aperfeiçoar) quando, por exemplo, sentimos um gratificante bem-estar ao se fazer alguma coisa boa a alguém. Mas isso é só a ponta do iceberg, que a pessoa deve descobrir por ela mesma, sem "recompensas".
Enfim, no Nafs ammara não há consciência de certo ou errado, bem ou mal, no seu sentido mais universal. Apenas no fim deste nível é que há a percepção.
2 - Nafs lawwama (O Eu acusador)A consciência interior do certo e do errado. A pessoa nesse nível assume como verdade interior o que aprendeu - seja através de tradições (familiares, ou de um grupo) ou religiões. O problema aqui é esse "censor" interno ser tão rigoroso que possa levar a pessoa à depressão, ou a julgamentos muito rigorosos consigo mesmo. O que normalmente surge desse encontro consigo mesmo é o remorso, e é preciso ter muito cuidado pra não desmoronar de vez ao ver-se como realmente é. Outros, pra poder se "sustentar", preferem voltar o "Eu acusador" para os outros, e não pra ele mesmo. Então essa pessoa passa a ser uma perseguidora, uma inquisidora, se achando uma defensora do "certo", da Verdade. É uma fachada (a tal sombra de Jung) pra um problema que está dentro dela mesma. Se ela não se perdoar primeiro, se não compatibilizar o pensamento de outrora com o de hoje, não perdoará aos outros.
3 - Nafs mulhima (O Eu inspirado)O conjunto ética/ação é o que caracteriza a pessoa nesse nível. O indivíduo passa a ter mais sonhos e visões, e a achar que coisas que não são válidas para os outros podem ser válidas pra ele. O risco nesse nível é a pessoa confundir paixão com inspiração, porque o coração ainda está dominado pelo ego. Pessoas em Nafs mulhima podem tornar-se líderes religiosos e, mesmo com a melhor das intenções, podem achar que "inventaram" ou descobriram um novo caminho pra Deus, que são enviados do Alto para a humanidade, e podem assim acabar inflando ainda mais o próprio ego, por se acharem os donos da verdade.
Do terceiro nível para cima é recomendável o acompanhamento por uma escola mística, um grupo, um apoio espiritual de quem já tenha trilhado esse caminho. Isso porque há sempre o risco do ego assumir um comando ainda maior do coração. O Mestre é um guia, que nos mostra os passos para que seja possível obter as experiência necessárias para o caminho sem tropeços. Mas é preciso que os passos sejam válidos para todos, éticos, públicos e transparentes.
4 - Nafs mutmaina (O Eu tranqüilo)Neste nível a pessoa já aquietou o ego, e possui um bem-estar interior mais constante. Já começa a vislumbrar um efeito de integração entre todas as coisas.
5 - Nafs radiya (O Eu que está satisfeito com Allah)Neste nível a pessoa está liberta da inflência do ego no coração. A partir daí não há possibilidade de regressão. Ele olha o mundo e consegue compreendê-lo como um sistema perfeito, sem falhas. Mas isso não significa que essa pessoa não tenha falhas, que não fique triste nem condoída com o problema dos outros. Nao há arrogância.
Se tal pessoa não morrer neste nível de consciência, fatalmente atingirá o próximo.
6 - Rafs mardiya (Aquele com quem Allah está satisfeito)São os considerados "amigos de Allah". Jesus, além de ser considerado (pelos muçulmanos) um profeta para o povo hebreu, é também um "amigo de Allah". Bonito, não?
7 - Nafs saffiya (O Eu perfeito)O momento em que o ego se dissolve na consciência divina, no qual, simbolicamente, amado e amante se confundem.
Allah desperta em cada um de nós uma paixão por algo, para que seja desempenhada com amor, em benefício ao próximo. Caba a nós descobrir esse dom e dar o máximo de nós mesmos para unir em nossas ações o amor.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Da Bicicleta

f

Uma pedacinho de liberdade...

A bicicleta ganha importância no mundo. O ciclismo atravessou fronteiras e continentes. A cada dia tem se mostrado uma das melhores e mais saudáveis alternativas de transporte. É imprescindível que as pessoas se conscientizem disso e respeitem seus adeptos.

Eduardo Suplicy.

Há tempo deixei de andar de ônibus, passei a utilizá-lo apenas quando realmente necessário. Muito melhor começar o dia com uma caminhada, do que ter de enfrentar toda aquela bagunça e desconforto que há dentro dos ônibus. Considerando a falta de qualidade, falta de respeito que as pessoas dele utilizam, contando também o valor dos vale-transportes que vêm aumentado semestralmente nesses últimos tempos. E para que? Não estamos vendo rostos satisfeitos, não estamos vendo melhoria da qualidade dos ônibus. O que estão fazendo com o dinheiro que pagamos? Lembro-me quando a passagem era um real, hoje pagamos uma média de dois e cinqüenta e tudo continua do mesmo jeito. Pra quem pega ônibus todos os dias, ida e volta, dois e cinqüenta não é um preço favorável, se pelo menos eles igualassem este valor a qualidade dos ônibus o valor seria de menos.

Assim, acostumei a andar a pé, a não depender mais de ônibus, também porque acho que é o mínimo que posso fazer já que não pratico exercícios físicos constantemente.

Foi numa dessas caminhadas que me lembrei que no quartinho escuro do meu prédio havia uma bicicleta quebrada que fora esquecida pela minha mãe. O modelo já não se fabrica mais e a bicicleta parece um fusquinha azul. Eu achando que não tinha conserto, com vinte reais ainda ganhei troco... Ela ainda faz alguns barulhinhos no pedalar, (nhec... nhec) nada que me impeça de suprir minha necessidade de locomoção.

Não trabalho muito longe de casa, e os ensaios de semana são caminho. Uma bicicleta é muito mais econômica, considerando a necessidade básica de locomoção, o carro supri a mesma necessidade que a bicicleta. Se formos fazer uma tabela comparativa o custo de utilização é um milhão de vezes mais barato que a do carro, sem contar que as bicicletas não se limitam a leis de transito.

Não querendo dispensar o uso do carro... Sim, ele é muito útil, (viagens, locais distantes, bagagem, familiarada) mas já vi muita gente tira o carro da garagem pra ir à padaria. É fácil ter inteligência para inventar alguma coisa ou dirigir algo, mas quase ninguém tem sabedoria para compensar essa inteligência, e assim poder utilizá-la de forma consciente, dessa forma nosso próprio ego nos mata, é o que esta acontecendo quando nos deparamos, com efeito estufa, desmatamento, animais em extinção. Ninguém faz uma queimada contra a fome mundial, o fazem para benefício próprio. Depois culpamos a Deus que derruba nossas casas com ciclones e enchentes... Só lhe restara a Deus mesmo para ser alvo de culpa de todos os inconscientes do que esta acontecendo e do que esta por vir, você logo percebe quando vê a ingenuidade de um cidadão que joga papel de balinha no chão, achando que isso não tem a mínima importância, já que todo mundo o faz.

kkkk..Na verdade esse texto era para falar de como com é bom andar de bicicleta e das nostalgias que tive ao subir novamente em uma banquinho de pedais, das lembranças de meu passado de quando tinha uma bicicleta de rodinhas e o quanto me esforçei para tira-las, em um fim de tarde com sol e chuva.

A bicicleta nova ganhou um banho, sininho e umas fitinhas coloridas. (Ventinho bom) Me lembrei porque era tão bom andar de bicicleta. Não sabia se pedalava ou gargalhava (Pedalar ou rir, eis a questão..). Era a mesma bicicleta que minha mãe me levava para o parque. A diferença é que a bicicleta encolheu um pouco para mim... rsrs. A marca é da “Brisa” o mesmo nome de uma cachorrinha que eu tinha quando pequeno”

“Me da dez minutos que eu trago o pão e o leite”

O transporte por bicicleta fica muito mais barato, com enorme vantagems para certas distâncias, além de fazer bem à saúde e colaborar para que não polúa o meio ambiente, sobre o respeito e os cuidados para com os ciclistas constitui a medida do bom senso. Tudo isso faz parte de uma mente consciente de que fazemos parte de um todo. Sempre pensando no próximo e no meio ambiente, assim, respeitando o ar, natureza e melhorando para a saúda física e psicológicas, evitando stress dos trânsitos da cidade e cultivando as raízes da vida.

Respeitando a natureza nós nos respeitamos

Dom Costa