AVISO

Este blog tem como proposito explanar assuntos inerentes ao PENSAMENTO, seja ele filosófico, cientifico ou religioso.

Boa navegação

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Da Bicicleta

f

Uma pedacinho de liberdade...

A bicicleta ganha importância no mundo. O ciclismo atravessou fronteiras e continentes. A cada dia tem se mostrado uma das melhores e mais saudáveis alternativas de transporte. É imprescindível que as pessoas se conscientizem disso e respeitem seus adeptos.

Eduardo Suplicy.

Há tempo deixei de andar de ônibus, passei a utilizá-lo apenas quando realmente necessário. Muito melhor começar o dia com uma caminhada, do que ter de enfrentar toda aquela bagunça e desconforto que há dentro dos ônibus. Considerando a falta de qualidade, falta de respeito que as pessoas dele utilizam, contando também o valor dos vale-transportes que vêm aumentado semestralmente nesses últimos tempos. E para que? Não estamos vendo rostos satisfeitos, não estamos vendo melhoria da qualidade dos ônibus. O que estão fazendo com o dinheiro que pagamos? Lembro-me quando a passagem era um real, hoje pagamos uma média de dois e cinqüenta e tudo continua do mesmo jeito. Pra quem pega ônibus todos os dias, ida e volta, dois e cinqüenta não é um preço favorável, se pelo menos eles igualassem este valor a qualidade dos ônibus o valor seria de menos.

Assim, acostumei a andar a pé, a não depender mais de ônibus, também porque acho que é o mínimo que posso fazer já que não pratico exercícios físicos constantemente.

Foi numa dessas caminhadas que me lembrei que no quartinho escuro do meu prédio havia uma bicicleta quebrada que fora esquecida pela minha mãe. O modelo já não se fabrica mais e a bicicleta parece um fusquinha azul. Eu achando que não tinha conserto, com vinte reais ainda ganhei troco... Ela ainda faz alguns barulhinhos no pedalar, (nhec... nhec) nada que me impeça de suprir minha necessidade de locomoção.

Não trabalho muito longe de casa, e os ensaios de semana são caminho. Uma bicicleta é muito mais econômica, considerando a necessidade básica de locomoção, o carro supri a mesma necessidade que a bicicleta. Se formos fazer uma tabela comparativa o custo de utilização é um milhão de vezes mais barato que a do carro, sem contar que as bicicletas não se limitam a leis de transito.

Não querendo dispensar o uso do carro... Sim, ele é muito útil, (viagens, locais distantes, bagagem, familiarada) mas já vi muita gente tira o carro da garagem pra ir à padaria. É fácil ter inteligência para inventar alguma coisa ou dirigir algo, mas quase ninguém tem sabedoria para compensar essa inteligência, e assim poder utilizá-la de forma consciente, dessa forma nosso próprio ego nos mata, é o que esta acontecendo quando nos deparamos, com efeito estufa, desmatamento, animais em extinção. Ninguém faz uma queimada contra a fome mundial, o fazem para benefício próprio. Depois culpamos a Deus que derruba nossas casas com ciclones e enchentes... Só lhe restara a Deus mesmo para ser alvo de culpa de todos os inconscientes do que esta acontecendo e do que esta por vir, você logo percebe quando vê a ingenuidade de um cidadão que joga papel de balinha no chão, achando que isso não tem a mínima importância, já que todo mundo o faz.

kkkk..Na verdade esse texto era para falar de como com é bom andar de bicicleta e das nostalgias que tive ao subir novamente em uma banquinho de pedais, das lembranças de meu passado de quando tinha uma bicicleta de rodinhas e o quanto me esforçei para tira-las, em um fim de tarde com sol e chuva.

A bicicleta nova ganhou um banho, sininho e umas fitinhas coloridas. (Ventinho bom) Me lembrei porque era tão bom andar de bicicleta. Não sabia se pedalava ou gargalhava (Pedalar ou rir, eis a questão..). Era a mesma bicicleta que minha mãe me levava para o parque. A diferença é que a bicicleta encolheu um pouco para mim... rsrs. A marca é da “Brisa” o mesmo nome de uma cachorrinha que eu tinha quando pequeno”

“Me da dez minutos que eu trago o pão e o leite”

O transporte por bicicleta fica muito mais barato, com enorme vantagems para certas distâncias, além de fazer bem à saúde e colaborar para que não polúa o meio ambiente, sobre o respeito e os cuidados para com os ciclistas constitui a medida do bom senso. Tudo isso faz parte de uma mente consciente de que fazemos parte de um todo. Sempre pensando no próximo e no meio ambiente, assim, respeitando o ar, natureza e melhorando para a saúda física e psicológicas, evitando stress dos trânsitos da cidade e cultivando as raízes da vida.

Respeitando a natureza nós nos respeitamos

Dom Costa

Nenhum comentário: