AVISO

Este blog tem como proposito explanar assuntos inerentes ao PENSAMENTO, seja ele filosófico, cientifico ou religioso.

Boa navegação

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sete Magos na Floresta

Era noite de luar
Lua cheia
Sete magos
Agora reunidos
Para fazer magia
Da magia da música
Sob os sons perdidos
Perdidos, na floresta
Fogo e terra
Na fogueira triangulo
Para semear os ares
Os ares místicos
Entre o céu e a terra
Querem compreender
Além da compreensão
Sete magos
Violão, percussão e voz
Fogo, terra e ar
Na música
Tudo se compreende
A língua universal dos Deuses
Corre, corre
Corre contra o tempo
Alcança a imortalidade
Todos
Contra o próprio tempo
No verdadeiro tempo
Assim será
O próprio tempo
Que já não existe
Fogo que se alastra
Elementares são
O leão que lida com a chama
E o pisciano que manifesta a água
Juntos
Um sô
Chama que ilumina
Dos caminhos
Dos corações
Das cicatrizes
Deixa as cinzas
Agora livre será
No mundo vento
Em cima das estrelas
Que há de se apagar
Da brasa
Vira recordação
Ilustrado no chão
O universo
Que nos conecta
Podemos fazer música juntos?
Dois magos estranhos
Eram velhos amigos
Almas que vagavam
No mundo
Assim como os sete magos
Que vagam
Na terra
Em algum lugar do Universo
Na mesma terra sob o mesmo céu
Em vilarejos diferentes
Seguiam a música
Elementares são
Agora flauta e violino
Ar e terra
Na espera do inesperado
Um suspiro
Na música tudo se compreende
Os sons perdidos
Perdidos na floresta
Vira cinzas
Cinzas para os próximos sete magos
Que estarão ali em volta da fogueira triangulo
Conectados ao universo
Fazendo magia
Da magia da música
Em volta da fogueira triangulo
Como foi que tudo isso aconteceu?
Quando nada mais existe
Pois somos tudo que existe
Sete magos na floresta
Oscilam-se, agora e sempre
Os sons perdidos
Perdidos na floresta
Era noite de luar
Lua cheia
Perdidos.....
.....Perdidos
..Perdidos... .....perdidos
Perdidos
Dom Costa

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Música Vento

Somos o instrumento da natureza,
Mostramos à essência secreta
Da vida
Conectados ao universo
Toda pureza codificada em sons
Vivamos a maldição da música
Ela esta em toda parte
Não há como fugir
Simplesmente
Não há por que fugir
Fique em silêncio
Chiiiii...
Da introdução
As árvores de meu quintal
Vuuu...
O primeiro acorde
O vento forte, rasteiro
Blinc... blonc... blenc...
Os cristais que se encontram
Da-se o início
Agora mais forte, bem forte
VUUUUUUUU
O vento que sopra
blap...blaaap... blent
As curtinas ao vento
Blinc, blonc, blenc, blunt, blant...
fecha a janela
Vlaaaaapt...plow!
Dorme
E sonha com a música
Dom Costa

Voltando as Origens da Floresta

"Eu também quero a volta à natureza.
Mas essa volta não significa ir para tráz,
e sim para a frente."
F. Nietzsche
“Estar em contato com a natureza é estar em contato com si mesmo, estando em contato com si mesmo estamos mais perto de Deus”- É um fato notório que o clima afeta o nosso estado psicológico. Num dia claro, ensolarado, nossa mente esta clara, e nosso corpo leve; nosso humor permanece com uma alegria tranqüila. Em dias nublados e chuvosos, nosso espírito tende a ficar abatido, e quando o vento sopra, se for uma brisa suave, nos sentimos bem, mas se for um tufão ficamos agitados. Essa percepção tão delicada nos faz perceber a relação sublima que existe entre a natureza e os seres humanos. Quando estamos diante de mudanças sazonais, não é apenas a temperatura e a umidade que são afetadas. O ciclo vital da vegetação e dos animais também passa por mudanças. Essas mudanças exercem pequenos efeitos sobre a mente e o corpo do homem.
Cadê as arvores que estavam aqui? Cadê os arbustos e o gramado? Ta tudo murado, asfaltado, é difícil ver o nascer do sol da minha janela, não se tem mais o frescor da natureza. O homem forçou o desequilíbrio e agora tenta suprir tudo aquilo que lhe falta criando meios para reverter, tolos! Se auto complicam, e continuaram procurando elefantes de baixo de tapetes.
Cheguei a conclusão de que Deus esta na natureza, pois somente ela esta em perfeita união com a terra e o universo, e Deus para mim é a harmônia dos mundos, a inteligencia suprema, a causa primária das coisas. Ao reconhecer os fenômenos naturais, também notamos que de algum modo estão conectados com a nossa própria compreensão do significado da vida.
Os homens procuram algo que não sabem, a resposta estara mais perto do que imaginam, procuram no mundo em vão e acham dentro do coração, mas apenas os olhos das crianças é capaz de ver toda soberania da arte de Deus
Eu já estive em um bosque e sei tamanho frescor e calmaria psicológica, todas aquelas arvores juntas, fica-se mais perceptível sentir a energia que as mesmas fornecem ao ambiente. Fico angustiado nas vezes em que me deparo com lojas vendendo plantas e flores artificiais - me cabe a dizer que nenhuma vida é substituível.
É um a fato comprovado que o ritmo das mares governa a vida marinha e tem uma influencia subliminar sobre o modo como os seres humanos sentem e agem. Também as erupções vulcânicas e os terremotos causam mudanças decisivas na vida da terra, que por sua vez, mais cedo ou mais tarde, afetam a vida humana. Todas as coisas na vida formam uma rede enorme de inter-relações e de interdependência.
A necessidade primordial é recuperar o nosso eu natural. Vivemos a mercê de estações que mudam, do calor e do frio, de dias ensolarados e de dias chuvosos. Sentir realmente a natureza é também conhecer a tranqüilidade e a raiva, a alegria e a tristeza. Quando resistimos à natureza ou a ignoramos, descobrimos que somos incapazes de sentir verdadeiramente o conjunto das emoções humanas. Isto é parte desumanização que aflige todos nós.
Temos que voltar as nossas origens. Assim nos identificamos com as atividades da natureza, aprendemos a apreciar a vida humana e cada vez mais interligados ao universo, vivendo em harmonia com as pessoas, natureza, animais, a terra, de forma natural e espontânea, respeitando sempre a vida - plante uma arvore, comemore o dia 21 de setembro.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Além do Espelho

“Se ensinou a acreditar somente naquilo que se vê, pois preferem usar os olhos pra enxergar nesse mundo de desilusões. Essa é a maior dificuldade entre os homens, criou-se um mundo de impressões, um mundo falso.
"Rafael, vou lhe ajudar, concretizarei o seu verdadeiro “eu”. Esta vendo essas pedras, elas são os seus fundamentos, cada pedra representará um sentimento seu.
“Jogue sua vaidade fora” - Rafael pega uma pedra em suas costas e derruba ao chão, na pedra havia um escrito “vaidade”.
“Jogue seu egoísmo fora” - Rafael retira uma enorme pedra que cai com força ao chão, com um escrito “egoísmo.
“Jogue seu apego fora” – cai no chão, a mais pesada pedra, nela havia um escrito, “material.
“Jogue seu individualismo, antipatia, ódio, orgulho, raiva, tédio, ciúme” – assim Rafael foi jogando as pedras ao chão de seus sentimentos prejorativos, assim foi se sentindo mais leve por tirar tanto peso de suas costas. “Agora olhe para si Rafael, o que você vê?” – Rafael abriu a palma das mãos e olhou, e quando olhou, viu, havia poucas, pequenas pedrinhas, “amor”, “amizade”,
“alegria”, “afetividade”, “soliedaredade.
“Assim tu andavas Rafael, durante toda sua vida, apenas peso carregava, agora vês, o quanto fortalecia seus sentimentos impuros, sempre desprezando as oportunidades que a vida lhe dava para amar. Tantas oportunidades que teve para ser uma pessoa melhor, e o que fez foi simplesmente desprezá-las. Tudo se conspira a favor do único amor, eu te dei os olhos, mas não quis enxergar. Os homens fazem parecer tão difícil olhar para o espelho.
“Chances? Oportunidades? Você sempre o terá, mas sempre receberá aquilo que semear. Porém a sua dês-conquista o fará preso neste ciclo de reencarnação e nunca se redimirá aos seres superiores.
"O oposto da ignorância, será, portanto, um caminho para a salvação. È apenas quando o homem adquire o reto conhecimento que ele é redimido da implacável roda da transgrição do espírito.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Eu sou o Universo

“Basta uma gota d'água para
explicar a fúria do mar.”

Dom Costa
Olha sô, uma terra tão pequena, e pelos homens que nele vivem são menores ainda. Um planeta dotado de violência, corrupção, pessoas fazem mal uns aos outros e relativamente não são "nada", nem a menos sabem por que vivem. Como podem se sentir bem com sigo mesmos fazendo mal ao próximo? Julgam-se racionais, mas age inferior aos próprios animais. Vão todos morrer e nem sabem para onde vão. Deixam que coisas menores ainda tomem conta de sua terra.
O mundo é cheio de enigmas e segredos, é um labirinto de conhecimento e beleza. Nele o homem se molda e constrói de acordo com seus pensamentos. Viver em busca do verdadeiro conhecimento isso o diferencia das outras pessoas, pois enxergam a realidade longe da ignorância, se aproximam da verdadeira realidade. Vivem aquilo que enxergam e tendem a superar-se a si mesmo.
Não há respostas para todas as perguntas, mas será que para todas as perguntas existe uma resposta? Respostas indefinidas são para que os deixem pensando, e viver em busca de uma verdade, um sentido de vida, pois se tem a necessidade de saber "quem são" e "por que vivem". Não haveria sentido viver se soubessem de toda verdade, pois seria a perfeição absoluta.
Tudo existe com um propósito, todo conhecimento esta em nosso universo, o universo que esta dentro de nós, e tudo que existe é em razão da outra, este é o ciclo. Se não houvesse guerras, não saberíamos o valor da paz. O que existe não é bom nem mau, mas parte de um plano harmônico total do universo, existente além do bem e do mal.
O homem não existe apenas para servir a Deus, mas para servir a ele próprio, desta maneira servimos a Deus, pois tu és o reflexo do próprio Deus. Então qual é a sua vontade?

Dês-inventor de Sistemas

“Olhe para mim. O que você vê alem dos meus olhos?”
Dom Costa
A vida é do jeito que agente imagina que seja, se tens medo de algo é porque carrega o medo em si, se acha que nada mais existe, então nada vai existir, pois é assim que vai encarar as coisas, sempre achando que não - você cria o seu universo.
Se eu fosse considerar tudo que as pessoas me dizem, não estaria nem escrevendo este post, olha que eu já escutei tanta bobagem, medida de um mundo tão pequeno, de pessoas que se dizem muito experientes na vida, que por fim serviu de piada para mim. Tudo que o homem criou, agora ele precisa dela, não é mais o dinheiro que vive para o homem, mas o inverso. As pessoas aprenderam a enganar sem saber que enganam, tudo por conta da própria realidade que eles mesmos criaram. Os que dizem o contrário querem vos manter na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse é o desejo deles.
Destroem sonhos com uma realidade que não existe. Pois um dia uma pessoa com o mesmo perfil lhe fez acreditar que a vida não é fácil, de que o mundo não está preocupado com a sua auto-estima. Por fim não há um culpado, isso é criação da própria cultura, e vão o fortalecendo a cada geração e os que são livres de responsabilidade sofrem esta terrível pressão, caem em cima dizendo o que é melhor para você, que na maioria das vezes não é o melhor para si, apenas querem que você ocupe um lugar dentro da sociedade e devolva status a ela. Juntam-se as outras engrenagens com dentes em comum.
Há uma tendência nos homens em exagerar a própria importância em detrimento dos outros, em estabelecer falsos padrões de comportamento e sendo injustos em suas palavras, enganam, caluniam e abusam dos outros. Preocupam-se demais com o seu próprio conforto e desejos e esquecem-se dos favores recebidos e causam aborrecimento aos outros, que sofrem grande injustiça.
Os homens deveriam ter mais simpatia uns pelos outros; deveriam respeitar-se mutuamente por suas boas características e ajudar-se uns aos outros em suas dificuldades: mas, assim não se passa. Eles são egoístas e empedernidos, desprezam-se por seus insucessos e odeiam os outros por suas vantagens.
Nós temos uma enorme necessidade de conhecimento, na ausência dela agimos inteiramente por extinto. Atuamos paralelamente com o ambiente e as pessoas que vos circundam. Se ambas são baseados ao erro, agiremos de forma errada.
Sofremos influência de energia o tempo todo, até mesmo a televisão ligada influência no ambiente da casa. As novelas sempre retratam morte, acidentes, conflitos entre casais, decepções, relacionamentos familiares, e isso deixa o ambiente pesado até propício a cenas semelhantes.
Será que o as televisões não incentiva o consumismo e a maneira de pensar e se relacionar? As pessoas se tornam passivas a ela por essa necessidade desse conhecimento. Vemos o quanto às novelas influenciam na maneira de vestir das pessoas, me cabe a perguntar, será que a moda influência os programas, ou são os programas que influência em nossa moda? O conhecimento fica oculto perante a mídia que divulga seus programas sem conteúdo algum para obter ibope. Tendo ibope se tem dinheiro, tendo dinheiro se tem tudo que uma sociedade pode disponibilizar, limitado pelo materialismo. Tudo que um homem sem conteúdo precisa para ser visto como bom na sociedade. Os ídolos da televisão são vangloriados nas ruas e verdadeiramente não são nada - temos que aprender a não sofrer energias fundamentadas ao erro, a eliminar todo o lixo de nossa mente, pois ela estará em 99% da onde você estiver.
Essa minha intuição para perceber as verdadeiras intenções dos adultos, pra mim parece tão obvio, mas para “eles” é tão absurdo.
Por exemplo, experimentem usar uma roupa diferente de qualquer coisa que já viram, o acharam esquisito e te julgarão pela roupa, mas justamente ninguém disse que se tem de usar uma determinada roupa para sair na rua. Isso desrespeita totalmente o arbítrio individual. Há os que o fazem justamente por se sentirem melhor ou mais confortável, desprezando então a forma visual.
Desde que tudo é criado por uma serie de causas e condições, a aparência das coisas esta mudando constantemente: isto é, as coisas são inconstantes quanto as suas aparências e constantes, quanto a sua autentica substancia devido a esta constante mudança nas aparências é que compramos as coisas a uma miragem ou um sonho.
É uma tarefa muito delicada tentar se derivar da sociedade imposta. Não é fácil para as pessoas aceitarem de que tudo é uma ilusão, ainda mais quando isso o fará perceber que sua vida inteira buscou o engano, mas arrependimentos e decepções fazem parte de nosso ser, assim como o sol que nasce todos os dias, a cada minuto temos a chance de virar a mesa. Tudo é disfarce para um único amor, somente assim descobrira a alegria de viver. No ultimo dia de sua vida você vivera eternamente, se tens medo da morte é porque não viveste. Contudo nada que fazemos em nossa vida é por acaso.
Em vista dos pais é uma tarefa um tanto sutil. Nas vezes em que os pego se importando com coisas tão fúteis, como eu irei confrontá-los com minhas palavras? Eu sou o filho, e não o pai. O difícil orgulho de se lidar, o aprendizado que tiramos de nossos filhos parece inadmissível.
Não há clara demarcação entre os direitos de um pai e de um filho; entre o irmão mais velho e o mais novo; entre marido e mulher; entre parentes. Em toda a ocasião cada um quer ser o maior e aproveitar dos outros. Eles se enganam uns aos outros, há, então, decepção e insinceridade. O que na real não existe hierarquia, não existe pior nem melhor, fazemos parte de um único todo.
Na realidade criada pelos homens o trabalho é para conseguir algo melhor, mas o melhor sempre é adiado, pois sempre querem o melhor do melhor, morrem trabalhando, não vivem e sobrevivem. Para eles a felicidade é o destino final, mas a verdadeira felicidade esta em sua jornada, na arte de trilhar. Buscam objetivos, e desprezam sentidos. Vivem hoje como viviam há dez anos, e são ocupados em nascer e morrer.
Não importando se são ricos ou pobres, os homens se preocupam com o dinheiro; sofrem com a pobreza e sofrem com a riqueza. Nunca estão contentes ou satisfeitos, porque suas vidas são controladas por cobiça.
Apenas o tempo tem o poder de concretizar as minhas idéias, apenas posso viver naturalmente, ouvindo o meu coração que me guia, assim o orgulho de ter sido o pai o inchara de lágrimas – a pessoa em que me tornei, em que eu vou me tornar. Ele ira entender os pauzinhos que eu mexia, que eu estou mexendo.
Não estou aqui para falar de mágica e de novidades, apenas reforço o conhecimento que esta se perdendo nestes novos tempos, há despertar as pessoas para a vida, dizer o que todos um dia disseram, o caminho que há de buscar desde os tempos primórdios.
Nunca será tarde para se redimir aos seres de luz. Quem é que, no término de sua caminhada, não lamenta ter adquirido muito tarde uma experiência que não pode mais aproveitar? Porém, essa experiência tardia não está perdida; tirará proveito dela em sua eterna jornada. E então o fim será apenas um começo.
Já me chamaram de louco, mas louco temos que ser, mas não é de loucuras que falamos, se acha que isso é loucura, então estamos todos loucos, pois eu não estou sozinho nesta guerra, não sou o primeiro a pensar nisso e se escrevo este livro é para todos nós. O que escrevo hoje no papel perdurara na eternidade. Essa é a minha mensagem para a vida a mensagem de todos nós. Serei um dês-inventor de sistemas.
"Um bezerro que nasce dentro de um cercado dificilmente terá a oportunidade de andar livre, ele aceita por obrigação as suas fronteiras como realidade, ele não tem a concepção de outros animais lugares e sensações. Morre sego - na sociedade não é diferente."
Dom Costa

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dias Dom

Quando nos convencemos de que oito é melhor que oitenta
E que não precisamos de muito para ser feliz
Aprende-se a degustar de pequenas coisas, mas que são elas fundamentais a vida
Porque somos velhas crianças que se oscilam entre vidas e sombras
Pois somente elas vêem a beleza dos céus em dias ensolarado
E descobre todos os dias o amor...
[...]
A cartola da vida
Esperando o inesperado
Fique em silêncio
Observando a vida
Voa, voa cartola
Voa sem destino
Voa pesado de ternura
Voa ao som da música vento
A minha música, a trilha sonora de nossas vidas
Trazem as folhas secas que guardamos para que possamos re-lembrar
Semear, compartilhar, lembrar
Nossos filhos
[...]
Dom Costa

Música ao Norte

"E seguiremos por nosso caminho iluminado
até encontrar o tesouro de nossas almas pois esta é a nossa
missão, também a nossa vontade. A vontade de Deus!”
G. Thomazy
“Às vezes precisamos correr sem motivo para achar algum motivo”- Descalço na grama húmida e gelada, o vento que me toca, e me conta velhos segredos sobre a vida. Sem pressa, de baixo da chuva é que sinto tocar a minha alma, de dentro para fora. Deitado no alto da montanha em quanto toco nas folhas secas ao chão que me acolhe. Assim é a minha maneira de viver, esperando o inesperado, e não há ninguém que possa tirar o que me foi atribuído.
Eu matei todos os meus ídolos, modelos já não existem mais. Agora verás que é um homem livre para percorrer neste mundo e que regras e muros foram construídos por nós, apenas já estavam aqui quando você nasceu - somos estrelas que brilham por si mesmo. Neste circulo todos nos giramos juntos. Talvez para eles eu seja apenas um louco, mas todos nos sabemos que loucura é não dançar nesta música da vida.
Voar, essa palavra tão cabível a mim. Olho para a janela e invejo os pássaros que voam sinuosamente, estão livres de qualquer coisa que se possa imaginar. À minha hora se aproxima, e eu estou testando as minhas asas, preciso sair desse meu ninho e semear luz mundo a fora, me juntar ao bando. O meu sonho de abrir asas.
Eu já estou determinado, será rumo ao norte, sei do que quero, para onde vou e como enfrentar, as minhas dificuldades se limitam apenas as exigências do ambiente à minha volta e a angustia de minha família, pois simplesmente me oscilei deste futuro “perfeito” que todo cidadão comum adquiri através de um bom currículo. Apenas terei que agir, através do questionamento e transformação de todas as instituições rígidas que agora me circundam, começando pela minha família.
Este caminho audacioso, porem obstáculos são necessários ao homem, e mais tarde, tamanho sacrifício será igualado a minha glória, que tão cedo terei de enfrentar, na estimativa quero pensar que a gloria vira ainda jovem - meu coração vê o que meus olhos não podem distinguir, não sei o que é, só sei que é bom.
Por via das vezes em que me apegava à música, ela se apegava a mim. Dentro deste livre arbítrio, posso recusar e fechar os olhos, mas eu sei, ela sempre estará junto a mim, aos ouvidos de meu coração, a todo tempo, nos batuques de meus dedos, batendo na porta e pedindo para entrar, me fazendo sonhar, seduzindo-me aos ares mais altos. Será um pássaro que se recusa a voar, pois o medo de pular estará ao seu lado, ele prefere nem tentar.
É como se você não escolhesse, o caminho que te escolhe. Assim penso que os caminhos escolhem as pessoas. Não os encarar, é negar a si mesmo.
Família que se baseia na imposição de regras, sem tempo de dedicação, sem autenticidade, sem explicações, sem informação, sem escolha e sem negociação. Terá que ser quebrado em questão aos meus objetivos. No entanto terei que tomar atitudes independentes, que serão necessárias, faz parte também de meu amadurecimento, pois simplesmente eu já não consigo responder a essas estruturas rígidas, já que para eles é imprescindível haver opções, relações verdadeiras e muita negociação.
Já não tenho mais o medo dos velhos tempos. Portanto, me intimidar não trará resultado, porque eu sei que sempre encontrarei uma maneira de obter a verdade. Eu já me convenci de muita coisa - até que meus pais aprendam que estão sendo ensinados e aprendam a respeitar o direito das escolhas. Em partes tenho que me desligar deles e dizer, confie em mim, vai dar tudo certo. Pois eu sei o que estou enfrentando – caminhando cego no lugar em que já estive, vou estar - Apenas quero ser feliz seja como advogado ou jardineiro.
Da escola nem quero falar, impõem regras que impedem de livre arbítrio. Fico entediado pelos passos vagarosos, e pelas tarefas repetitivas. Aprendendo através do nível de explicação, resistindo à memorização mecânica ou de ser simplesmente ouvinte. Tendo em vista que sempre fui um aluno distraído - tenho baixo poder de concentração. A minha alta sensibilidade me impede de ficar quieto ou sentado, a menos que eu esteja envolvido em alguma coisa de meu interesse. As aulas de português são as que mais me despertam interesse. Estou farto e sentirei saudades - ja dizia a professora Débie; "Oh inferno em vida."
Todas as paginas que abro dizem a mesma coisa em palavras diferentes. “O mundo é real, porem ilusão, não somos nada, porem somos tudo, sofisticação esta na simplicidade”.
Dom Costa

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Vinda do Templo

Serei um anjo
Para então, voar bem alto
Quem há de acreditar
Que seres de luz nascem junto aos homens
Fazem-nos acreditar que não
Mas eu sempre soube
Havia alguma coisa ali que me chamava
Cai no sol
Dom Costa

Do Andarilho

Minha vida não se define a carreiras, eu não sei o que vou fazer a amanhã, não sei o que vou fazer no mês que vem, muito menos quando sair da escola. O tempo não existe. Nada disso me importa, o que realmente importa é o que eu vou fazer nesta vida, nesta terra, sob este corpo que é meu instrumento de trabalho.
Viverei inesperadamente, dormir em um lugar e acordar em outro, cego para a realidade, esta que é tão hipócrita, ilusória, às margens da sombra. Andarilhar, mapear os caminhos de meu coração, em busca do conhecimento correto, a filosofia oculta, mistificada pelas sombras, a essência de todo amor, em busca da nova realidade, viver no mundo verdadeiro, longe das ilusões dos homens, longe de sistemas que ocupam pessoas em viver e morrer.
Vou vivendo como um barquinho ao mar, como as folhas de uma arvore ou como as nuvens no céu, onde o vento soprar eu estarei lá, fazendo da arte o meu vocabulário.
Irei morar nas montanhas junto aos animais observando e convivendo junto à natureza para me encher de espírito, em busca do verdadeiro homem, pelo homem superior que sabe superar-se a si mesmo. E quando há de descer, será para semear a divindade aos homens que aprenderam a enxergar com os olhos neste mundo de ilusões.
Neste dia que há de vir, olhais para o céu e verás o universo, deixará sua forma física e se libertará em asas, projetando-se para o alto e para o além.
Mas se eu levar isso a sério, então nem a menos poderei deduzir isso, já que eu não sei do que há por vir. Apenas posso viver inesperadamente. Deixar que o momento chegue novo e viver cada momento, sem nenhum compromisso com o passado.
Não posso planejar. Assim, no momento em que você estiver comigo, tudo que há de ser feito será feito. Nada pode ser adiado porque, para mim, não existe nenhum futuro. Apenas este momento existe. Não quero imitar as decisão que tomei antes. Quero sentir o amor como uma bala de um revolver que acaba de me atingir.
Nada se baseia em objetivos; baseia-se em sentidos. A própria existência não tem um objetivo a ser alcançado. Não esta indo a lugar algum – não há um fim para o qual se mova – embora esteja se movendo, embora tanta coisa esteja acontecendo.

Olhos para Não Ver

"É com o coração que se vê corretamente
,o essencial é invisivel aos olhos"

Antoine de Saint Exupéry
Fim de tarde, Lúcio tocava violão no banco da praça no centro da cidade. Um homem se aproxima e lhe pede um cigarro, senta-se a seu lado a fim de apreciar o garoto tocando. O homem morava por ai mesmo e vendia artesanato pelas ruas de São Paulo.
Eis que chama atenção do garoto um brinco que o homem usava na orelha esquerda, era grande e carregava uma pena verde e brilhosa. O garoto admirou-a, ele também tinha uma, mas havia deixado em sua casa. Perguntou-o:
-Que brinco de pena é esse, meu amigo?
-Oras é apenas um brinco.
-Mas não tem significado pra você?
-Não, um brinco é apenas um brinco, oras, esse óculos é apenas um óculos – debochou o homem.
-Pois eu tenho uma opinião diferente. Olhe para o alto, você vê o azul do céu, mas ele é muito mais do que o azul, ele é todas as cores, quando você aponta para o céu, você aponta para o universo. Eu tenho certeza de que você é muito mais do que eu vejo. Olho para essa pena em sua orelha e posso imaginar que talvez você goste de folclore, natureza, índios. Eu estou certo?
Dom Costa

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Anjos Caídos

O mundo que me indica um caminho à direita

Meu coração menino, diz que eu devo trilhar a esquerda

Apenas quero ser homem livre pela minha a própria natureza

Olhos de meu pai

A boca é de minha mãe

Mas o coração é do universo

Eu podia voar bem alto durante a noite

Mas de dia eu andava como os homens

Anjos caídos fazem homens acreditar

Eles podem ver o mar do alto

La no céu

Sou o azul

Demasiado céu azul

Quando se vive intensamente, degustando das coisas mais simples

Descobrimos que morte é quase nada,

Vida é gota d'água.

Dom Costa